BEM VINDO



EBD
- ADOLESCENTES

Todo Domingo pela Manha



quarta-feira, 23 de março de 2011

ATIVIDADE FILME AMISTAD - Um resumo do filme!!!

Galera da @lapibb, a ATIVIDADE desta Semana é fazer um COMENTARIO AQUI NO BLOG sobre o filme que assistimos na ultima aula.. muuuiitttooo bom o filme...
Segue a sinopse para relembrar...


Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam dascorrentes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Elessonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêemobrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navioamericano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenaçãodos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin)alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governoapela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz oex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.

terça-feira, 1 de março de 2011

Respeito à criação de Deus - Aula 27/02/11

Queridos,
A aula passada trouxe um tema muito importante, que é o respeito à criação de Deus. Falamos sobre a aliança que Deus fez com o homem e com todo ser vivo. Esse texto você encontra em todo capítulo 9 do livro de Gênesis. Falamos também do texto escrito por Salomão em Eclesiastes capítulo 3, versículos 19, 20 e 21.
Conversamos que nós somos a criação de Deus, assim como as plantas, animais, água e tudo aquilo que Ele fez para nos proporcionar uma vida possível aqui na terra. Ele se preocupou não só com o nosso alimento (plantas, animais, água...) como se preocupou em criar belas paisagens para deixar tudo mais agradável de ver: flores, montanhas, cachoeiras...
Tudo isso nos foi entregue para que a gente cuide e faça uso da melhor forma possível. Infelizmente não é isso que nós vemos hoje. O homem tem castigado a natureza, acabando com os recursos naturais, poluindo rios, jogando lixo nos locais errados, fazendo atrocidades com animais – provocando torturas e inúmeras mortes e deixando o ar cada vez mais poluído.
Além disso, o homem tem ignorado que ele também faz parte da criação de Deus. Não são poucos aqueles que não ligam para a saúde. Em busca de uma estética idealizada, adolescentes e jovens de todo mundo têm apelado para dietas malucas e caído na anorexia ou bulimia (distúrbios alimentares). Os resultados disso são muitos casos de desnutrição extrema que leva à morte.
Ainda sobre a falta de respeito consigo mesmo, podemos incluir o suicídio, que é a representação máxima de alguém que não se ama e não valoriza o ser maravilhoso que é, criado à imagem e semelhança de Deus.
Para encerrar firmamos um desafio. Durante a semana vocês irão exercitar o respeito para com a criação divina. Como? Você pode fazer algo pela sua saúde; jogar lixo no lugar certo e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo; dar atenção e carinho aos animais que você tiver acesso (não vá tentar isso no zoológico, na jaula do leão, por favor...rs); economizar água, regar uma planta.
E por fim, que tal olhar de uma forma mais especial para tudo que Deus criou? Experimente contemplar a criação de Deus! Vou gostar muito de ver os resultados desse desafio. Se quiserem, podem fotografar essas atitudes e compartilhar com a gente. Vai ser bem legal, né!
Deixo aqui um texto bem bacana para ilustrar nosso bate-papo. Beijo da Esther! 
Criação de Deus
- Não, mãe. Não vou molhar as plantas.
Não gosto da natureza!
- Mas, filha, a natureza não são apenas as plantas. A natureza foi criada por Deus e inclui as plantas, os animais, as flores, a água, o ar, a chuva, o mar, o céu, as nuvens...
- Não me interessa, mãe. Por mim a natureza não precisava existir.
A mãe de Márcia silenciou por alguns minutos.
- E se ela não existisse pra você, por um dia?
- Por mim tudo bem, retrucou a garota. Seria muito bom.
- Então está combinado. Amanhã não haverá natureza na sua vida. Que tal?
Márcia desconfiou um pouco da proposta da mãe, mas concordou. Ela achou que seria bom não ter que regar as plantas, varrer as folhas do pátio ou cortar a grama.
No dia seguinte, quando acordou, foi lavar o rosto e escovar os dentes, mas não havia água.
Foi colocar o seu uniforme da Escola, mas não achou a camiseta.
Chegando na cozinha, não encontrou seu café pronto. Na mesa apenas um bilhete:"O leite vem da vaca. O açúcar tem sua origem na cana-de-açúcar e o café é uma planta também. O pão vem do trigo e as frutas também tem sua origem na natureza."
Márcia achou bom poder sair sem tomar café, pois estava sem fome mesmo e a mãe não insistiria para ela comer. Perguntou pela camiseta do uniforme, mas a mãe respondeu que era de algodão, que era uma planta e que, portanto, não poderia vesti-la naquele dia. Sentiu falta de Vivi, sua gata, que sempre lhe dava bom-dia com um carinho especial, mas logo ficou sabendo que ela estava passando o dia na vizinha, pois os animais são parte da natureza.
Quando entrou no carro a garota achou engraçado a mãe lhe dizer para ir de olhos fechados até a escola, depois ficou sabendo que era para não ver as árvores e as flores que deixavam o caminho tão bonito na primavera.
Na escola, quando abriu a mochila, não encontrou seu caderno e os lápis, mas apenas um bilhete: "O caderno e os lápis vêm das árvores. Um beijo. Sua mãe."
Chateada, pediu uma folha e um lápis emprestado. Na hora do recreio, no lugar de seu lanche havia outro bilhete:"Não achei nada para você comer que não viesse da natureza. Sinto muito."
Ao chegar em casa, Márcia sentiu o cheiro do almoço e foi conversar com sua mãe.
Ela estava com fome e arrependida da bobagem que disse no dia anterior. Enquanto ela conversava, admitindo que não podia viver sem a natureza, Vivi, a gata, veio deitar perto da menina.
A mãe abraçou carinhosamente a filha e pediu que ela fizesse a prece antes do almoço, como era costume da família. Naquele dia, Márcia pediu perdão a Deus e agradeceu ao Pai Maior por Ele ter criado a natureza.